Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.455 vias cadastradas em 1.832 locais de 442 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.874 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 70 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Rio de Janeiro > Maricá > Pedra do Macaco > De Volta Para o Futuro

Ampliar imagem De Volta Para o Futuro
Linha das vias da Face Sul

Envie suas fotos

Contribua enviando fotos e/ou o croqui atualizado desta via. Se quiser, adicione também uma legenda com o conteúdo da imagem e o nome do autor.
De Volta Para o Futuro Imprimir informações da via
4º VI A0(3) D1 E1
Cadastrada por: Pedro Bugim, em 23-05-2025 às 09:14
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 140 metros
Descrição: Primeira via deste setor, localizado na face sul da Pedra do Macaco. Idealizada desde 1996 por mim e pelo Antonio, durante a minha primeira conquista (via Sonia Bugim, nesta mesma montanha, face norte), demorou quase 30 anos para ser efetivamente concretizada, daí o nome da via. O acesso se dá pela trilha normal de acesso ao cume, sendo que em determinado ponto, logo após um trepa pedras, há uma bifurcação à esquerda, com uma picada bem definida. Desde o carro até a base, são cerca de 15 minutos.
A primeira enfiada é simplesmente espetacular, com lances em agarras, aderência, abaulados, buracos e cristaleiras, muito estéticos. A segunda enfiada começa em lances delicados, evoluindo para um curto artificial fixo, para vencer um lance completamente liso, para depois pegar uma fácil rampa até a parada dupla interediária. Segue em diagonal para a esquerda em uma pequena caminhada para então voltar a subir, em um lance de bolder muito bacana. A terceira e última enfiada começa em uma caminhada até o lance de rocha final, com o crux da via, começando em uma fenda horizontal e evoluindo para lances em micro-agarras. A parada final fica em um enorme bloco de pedra, de onde faz-se um curto trepa-pedras até a crista que leva ao cume, por caminhada (cerca de 5 minutos).
Todas as proteções são em chapeletas PinGo inox 304L, contando com paradas duplas e paradas intermediárias, que permitem o rapel com uma única corda de 60m.
Fonte: Blog do Bugim
Coordenadas: -22.925611843212245,-42.89590526413899
Data da conquista: 22/05/2025
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local